Neste momento o Sentimento de Dor e Pesar, ajustam o nó apertado que impede a expressão de todos os justos adjectivos, que poderia usar para o descrever. Para os Pais, Namorada e Família o meu profundo Pesar por esta nossa perda e a realidade de que muitos amigos comungam da mesma Dor.
Muita Força e Coragem.

sábado, 9 de janeiro de 2010

Um sentimento comum a todos




Este nosso sentimento de Dor e Pesar é partilhado em vários locais da Internet.
Abaixo seguem alguns locais onde podemos encontrar várias manifestações de Carinho, Solidariedade, Apoio, Sentimento e Pesar.

www.maismoto4.com

www.quadmania.com

www.audipt.com

www.youtube.com/

91 comentários:

  1. O meu nome é Mario Loureiro, e o Rui Pedro era seguramente o mais próximo dos meus amigos. Este momento difícil que agora vivo não irá em nada fazer esquecer os muitos que tive a honra de partilhar com o Rui.
    A verdade é que já lá vão 17 anos desde que o conhecia e que me perdoem os meus falecidos Avós, mas ainda não tinha vivido tal mágoa e sentimento de dor e perda.
    O Rui respirada alegria e amizade com todos aqueles que convivia, era convicto dos seus ideais e tinha sonhos como todos nós.
    Confessou-me ideias e projectos de vida - pessoais e profissionais, bem definidos e ambiciosos.
    Infelizmente e apesar do muito convivio, arrependo-me de cada convite recusado, fosse ele qual fosse haveria sempre de ter valido a pena.
    Estes dias marcarão para sempre a minha forma de encarar a vida, o dia a dia, a forma egoista e ignorante de esperar que a vida é só trabalho.
    Tentarei neste espaço documentar durante estes próximos dias, muitos dos bons momentos que tive o previlégio de partilhar na sua presença.

    ResponderEliminar
  2. Partilho o que foi escrito pelo Mario... o Pedro era a alegria em pessoa. Sabia bem o que queria na vida e lutava pelas sua convicções. Não me sai da cabeça aquele sorriso "maroto"... aquele "jeito" quando sorria... aquela maneira de ser. Deixa aqui mais um forte abraço para a Família e PRINCIPALMENTE para a Paula.

    ResponderEliminar
  3. Para mim enquanto cunhado, é me de todo dificil expressar algo que ainda não tenha sido dito e ou pensado........
    Agora explicar a um puto de 4 anos a ausencia do Rui Pedro, torna-se um pouco mais complicado, o bebeleite como era tratado por ele, ainda á uns dias comentava com um familiar proximo "estava-mos todos, só não estava o branquinho!!!!!!na inocência das palavras dele tá tudo a andar normalmente, acho que ele só lá mais para a frente lhe irá cair a ficha....
    No que toca á Paulinha tem-nos a nós (irmãos e sobrinhos) para irmos minorando as situações.
    Estou cá ajudar a manter este blog com movimento

    ResponderEliminar
  4. Arlindo Paiva/Sofia Carmen Paiva com o Nó que devem calcular mas vamos desde já desdobrar-os e vergar-nos há Vossa enorme Amizade e,a promessa de que alguém que partiu mas, deixou Amigos Família e Nós Pais Arlindo e Sofia e que alem do Cruel destino ficará para sempre o Orgulho de um Filho Exemplar Amigo dos Amigos e Fiel aos Seus como ficou bem patente na memória de Todos Nós; E por mais uma vez grato por toda esta onda Solidária, e votos de de um Mundo Feliz para Todos Vós: Fica a promessa de sempre que a saudade me aperte virei compartilhala CONVOSCO. Arlindo Paiva & Sofia Carmen , um Abraço e um acautelen-se para todos.

    ResponderEliminar
  5. Olá Rui, o meu nome é Luis Alexandre e embora seja de Santarém conhecemo-nos através das moto4, trocamos algumas linhas por aí... depois de algum tempo encontramo-nos num passeio perto da tua zona, desses poucos momentos que trocamos juntos, as curvas, as subidas, as descidas, o riso a boa disposição e até um momento agradável á mesa ficou-me a ideia que eras uma bom rapaz, divertido educado e dedicado ás lides que nos fizeram reunir um dia.
    Lidar com a dor da perda de um amigo é sempre trágico e de alguma maneira marcante, resta-nos a nós principalmente aos familiares, amigos e companheiros mais próximos manter a tua presença, pela minha parte lembrar-me-ei de ti cada vez que abrir a pasta das fotografias desse passeio.
    Rui Paiva aqui de onde estou envio-te um forte abraço e até sempre.

    ResponderEliminar
  6. Sílvia Gonçalves e Paulo Afonso14 de janeiro de 2010 às 09:40

    todas as manhãs és luz no nosso coração

    fechamos os olhos para te ver

    e ficas abraçado no nosso pensamento na nossa vida

    Queria eternizar estas palavras e só partilhando é que o sentimento permanece

    ResponderEliminar
  7. "Perder algo é uma sensação
    Que nos incomoda muito...
    As lembranças insistem em se fazer presente
    Avivando a saudade, abrindo feridas e sangrando a alma..."
    Retirei este texto de um poema que nos faz realmente pensar no sofrimento de perder alguém tão especial como foi o Rui Pedro para todos nós! A todos nos fez passar bons momentos de alegria e divertimento.
    Sou prima da Paula e também o Rui Pedro era como se já fosse como primo, passamos alguns bons momentos em família em acampamentos, no Gerês, nas Caldas da Rainha, Vila Franca de Xira, etc... esses momentos estarão sempre presentes na minha memória!
    Deixarei sempre que possível e sempre que as palavras me saiam, mensagens de solidariedade para todos os que o amavam! Estarei sempre disponível para dar o meu apoio sempre que necessário!
    Deixo aqui uma mensagem para que todos os familiares e amigos do rui Pedro tenham muita força e coragem para continuar nesta caminhada que é a vida, apesar de por vezes ser muito injusta...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. pedro silva
    ola a todos é com grande magoa k estou aqui pois sou daqueles que defende em que as homenagens se fazem em vida. seguramente o rui pedro é um dos meus melhores amigos ja la vao 22 anos desde que nos conhecemonos tinhamos nós 11 aninhos acabadinhos de entrar pra preparatoria desde entao fez sempre parte da malta, muitas gargalhadas demos juntos muitos e bons momentos passamos , desde passeios de moto 4 a concertos no ermal a campismo na serra da estrela para ver a volta a portugal, a passagens de ano em casa do meu irmao rui a noites nos copos sempre bem disposto , amigo do amigo sempre disposto a ajudar e sempre ajudaste , sinto uma grande revolta por nao poder ter mais momentos como estes pois ainda tinhamos muito pra andar uma coisa é certa nunca te esquecerei como tu nunca te esqueces dos amigos ,um grande abraço para os pais e obrigago pela educaçao que te deram, um grande abraço para a paula, e obrigado rui pedro por teres sido meu amigo .
    ETERNA SAUDADE
    PEDRO SILVA ESPOSA E FILHOS

    ResponderEliminar
  9. ola a todos é realmente triste k por "burrisse" de alguns se perca alguem como o Pedro Paiva nao o conhecia pessoalmente visto k mora-mos perto mas pelo k deu pra ver ele era um jovem 7 estrelas é realmente mt triste .
    força pra todos k lhe eram mt chegados
    esperemos k tragedias destas acabe de uma vex por todas

    ResponderEliminar
  10. Está disponivel na mensagem principal mais um endereço de Tributo ao Rui Pedro. Trata-se do forum QuadMania, que era um espaço também frequentado pelo nosso grande amigo Rui Pedro. Vale a pena constactar mais algumas mensagens.

    ResponderEliminar
  11. Branquinho....Estou sem palavaras e em choque....É dificil ver partir um amigo como tu. Como tu sabes lido com acidentes diariamente, á 10 anos.... sempre com o lado racional e justo. No entanto agora tenho que usar as emoções e tudo fica muito mais dificil....Até um dia..... Luis Machado

    ResponderEliminar
  12. Alfredo Maia..Ainda com um nó na garganta,como é dificil ver ,sentir a partida de um Amigo como o Rui Pedro,guardo no meu coração todas as recordações,desde do nascimento,até á partida.
    Tambem queria deixar uma palavra Amiga ao meu Amigo Arlindo e á Sofia (Coragem)
    ETERNA SAUDADES:::Alfredo Maia

    ResponderEliminar
  13. ALICE CAMPOS

    A vida por vezes é muito injusta!Está a ser muito complicado explicar ao "bebeleite" que o Rui Pedro morreu...que nunca mais vem a nossa casa....que nunca mais vai aparecer com a Paula como era sempre comum!
    No dia dificil do funeral...tentando eu explicar o que conseguia ao "bebeleite", que a Paula tava muito triste e porquê, o "bebeleite" perguntou-me porquê que o Rui Pedro nao se desviou do carro....eu nao consegui explicar..só as minhas lagrimas...
    Nunca pensei que fossemos passsar por tanta dor e revolta.
    PORQUÊ O RUI PEDRO!

    ResponderEliminar
  14. António Adriano S.Paiva : Olá Excelentissimos Jovens, Famíliares e Amigos do EXCELENTISSIMO HOMEM RUI PEDRO: PEDRO como eu lhe chamava e vou continuar a mesmo sabendo que esse, grande HOMEM que é Meu Sobrinho deixou-nos transtornados de tal modo que, ando há dias para entrar no blogg mas ainda não tinha conseguido desfazer o nó que trago na garganta desde esse trágico dia 3 de janeiro 2010: Meus Caros não venho aqui dizer que o Pedro era porque VOCÊS meus CAROS Aliados, não precisam que Vos diga quem era Esse GRANDE HOMEM, O Pedro era tão espectacular que logo nos primeiros minutos de conversa com O PEDRO, ficavam a saber quem O PEDRO era, imagino os Amigos do PEDRO de longo tempo, perdoem-me vou dizer mais uma vez, O PEDRO era Espectacular, Grandioso, Amigo do Amigo, Modelo Exemplar da Família, Meus Caros , Eu e Meus Irmãos e Toda a Nossa Família Paiva, mas em Especial , O Pai do PEDRO, Meu Irmão Arlindo Paiva e MÃE Sofia Carmen, estamos vergados de mágoa mas, também orgolhosos pelo Vosso Exemplar benovelencia; Gratos por tudo quanto VOCÊS Grandes e extraordinarios Jovens, Obrigado a Todos, e fica a promessa de um Dia destes eu convencer o Meu Irmão Arlindo a entrar neste Blog e, com Voces todos partilhar estes desgastantes dias, creio que Todos VOCÊS naturalmente ficarão de algum modo mais contentes se O Pai do PEDRO e Mãe começar a encarar a realidade do Mundo, que não é Fácil mas é o que temos, é por isso este que teremos de Viver; Eu digo muitas vezes, o Mundo não o que queremos mas, é o que temos, e ninguem tem o que quer.
    Um Abraço para Todos Vós, e um até breve, com o desejo de o melhor do Mundo Para VÓS Todos.
    António Adriano S. Paiva

    ResponderEliminar
  15. Quando alguém que nos é próximo parte, temos sempre a sensação… hum… sensação ou certeza de que podíamos ter dito e feito muito mais.
    Adiámos sempre determinados gestos… e um dia o Universo diz: acabou o prazo!
    Parece que nos puxam o tapete debaixo dos pés! Sentimo-nos traídos, como se tivéssemos o direito de dar opinião acerca do “destino” dos outros… Sentimo-nos vazios…
    A dor é quase insuportável, mas como tudo na vida, o tempo dá uma mãozinha…
    Até um dia…
    Cláudia Machado.

    ResponderEliminar
  16. Nuno Caetano e Cidalia Coelho18 de janeiro de 2010 às 18:00

    Dia 3 de Janeiro 2010, dia que nunca esqueceremos, pela perda do nosso amigo Rui Pedro Paiva.
    Poucas horas antes, da sua partida falámos ao telemóvel, sobre um jantar que tinha-mos desmarcado, no dia 2 por motivos pessoais.
    Por um lado estámos tristes, era a nossa "despedida", por outro lado estamos contentes foram mais umas horas que gozou da sua casa nova junto da Paula.
    As palavras com que ele se despediu ao telemóvel foram "Portem-se bem".
    Nunca mais as equecere-mos.
    Por mais que nos custe, a aceitar-mos a realidade, é pedir-lhe que olhe por nós, em especial pelos seu pais, e namorada e relembrere-mos sempre bons momentos que passamos juntos(no café, as férias, os jantares, as noitadas, os nossos levantamentos de copos...) Resumem-se nesses belos momentos.
    És especial...
    Notou-se na tua despedida, a quantidade e a qualidade de amigos que tinhas. OBRIGADO POR SERES NOSSO AMIGO RUI PEDRO.
    ATÉ UM DIA...

    ResponderEliminar
  17. SEM PALAVRAS PARA DESCREVER...SEMPRE NO CORAÇAO..ETERNAS SAUDADES...ALFREDO SOUSA

    ResponderEliminar
  18. PALAVRAS PARA TI, PARA TODOS
    Tentei recordar o dia que te conheci e não sei como foi, parece que desde sempre foste amigo.Foi tão simples, tão possível e fácil de se estar bem na tua companhia, de se brindar, de rir... Vamos ter saudades todos os dias, mas partilho estas palavras com todos:
    Vamos viver de forma simples e intensa, criar a diferença, abraçar as manhãs, espalhar emoções e fazer crescer o coração. SAUDADES AMIGO!

    ResponderEliminar
  19. PALAVRAS PARA SR. ARLINDO E Dª. SOFIA CARMEN
    O Lamento é Atroz, como diz um Fado d'Ana Moura, não consigo imaginar como é passar por isto. Sendo Mãe é mais difícil pois nasce um filho e nasce um novo amor que nos preenche completamente. Acredito que o "vazio" não chega ao coração. O pensamento pode apagar a "luz" e mingar a vida, mas tudo fica no coração eternamente. Faltava tanto, mas estamos juntos para continuar o caminho do Rui Pedro e ninguém melhor que os Pais para nos guiarem e acompanharem a percorrê-lo. Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  20. PALAVRAS PARA A PAULINHA - "Teu Amor" - "Nossa Amiga"
    Vamos esperar por ti, para continuar o caminho. Tu sabes de olhos fechados o "Mapa", a "Alma" do Rui Pedro, sabes como aqueles que sabem que só podemos abraçar e sentir os amigos e as pessoas como uma verdade e uma razão, pois só se existe assim neste mundo, tudo o resto não tem lugar, nem vida...
    Juntem-se num caminho que é de todos os que sabem viver como o Rui Pedro sabia e que querem absorver: as manhãs, o sol, as viagens, as pessoas, as "mensagens", os risos, as aventuras, a música, qualquer momento! Vamos continuar por ti "Querido"! Fica bem Amiga!

    ResponderEliminar
  21. OBRIGADO MÁRIO POR ESTA OPORTUNIDADE DE PARTILHAR ESTAS PALAVRAS, VALE SEMPRE MUITO E NÃO SÓ A PENA, POR NÓS, POR TODOS, PELA VIDA!

    ResponderEliminar
  22. É muito dificíl escrever neste espaço sem deitar umas quantas lágrimas. Conheci o Rui através do meu namorado, Mário Loureiro. Depois conheci a Paula. Partilhamos alguns momentos juntos e esperava partilhar muitos mais, mas infelizmente só me resta recordar a boa disposição, a amizade, o rosto...
    Perder um filho, um namorado, um amigo que ainda tinha tanto para dar e para viver, é complicado de aceitar, mas só aceitando e sentindo que ele continua a fazer parte das nossas vidas, mas de uma forma diferente, é que se consegue atenuar a dor. Pensem que ele está a olhar por vós e que o desejo dele é que consigam ser felizes, porque afinal é para isso que vivemos. Para o Sr. Arlindo, para a D. Sofia e para a Paula deixo uma palavra de conforto. Todos os que vos rodeiam partilham da vossa dor e de certeza que vos ajudarão a ultrapassar este momento.

    ResponderEliminar
  23. Uma mensagem para o Nosso Amigo RUI PEDRO:
    Existem muitas formas de fazer história e de ser imortal.
    A tua história fica escrita no meu coração e a imortalidade é representada pela tua imagem, que e muito bem já está sendo descrita por quem partilha este Blog.
    Rui Pedro tenho um pedido a fazer, tu como infelizmente já começas-te a tua viagem pelo Universo, por favor, não te esqueças de nós, envia a tua Morada.
    Quero ser teu vizinho, para continuar a Partilhar e Amar como tu sempre fizeste.
    Partilha e Amor eram algumas das palavras de ordem do Rui Pedro.
    Mário para ti,um Muito Bem Haja à tua acção da criação deste Local de Partilha.
    Paula para ti,Um Grande Beijo de solidariedade.
    Para a Familia e principalmente para os Pais, sei que as plavras são dificeis de ouvir, mas o Rui Pedro será Eternamente: Jovem, Excelente Amigo, Bondoso, em fim todos os bons adjectivos não são suficientes para o caracterizar.
    Até amanhã Rui Pedro.........

    ResponderEliminar
  24. O meu nome é Rui Paiva, sou primo do Pedro (Era assim que eu o tratava).
    Não vou estar para aqui a dizer como ele era, pois todos os bons adjectivos são poucos para o descrever, e as pessoas que conviviam com ele diariamente sabem perfeitamente come ele era.
    Foi com grande tristeza que no dia 03 de Janeiro recebi a notícia. Por volta das 11:30 da manhã estava eu a entrar na casa dos meus pais para almoçar, quando encontro o meu pai a entrada da porta com uma cara triste e fechada a fumar um cigarro, e pergunto, “O que foi?” e ele responde-me “O Pedro morreu”. A partir daí todo o meu corpo se apertou, tudo ficou mais escuro e amargo.
    Desde o dia 01 de Janeiro que ele e a Paula tinham iniciado um novo capítulo na sua vida, mas infelizmente ao contrário dos livros de Amor, este não teve um final feliz.
    Mas a vida continua, temos que ser fortes e manter o nosso amigo Pedro nos nosso corações e dar toda a força necessária aos seus Pais e a Paula para atenuar a tristeza e dor que assolou todos os nossos corações.
    Quero agradecer em especial ao Mário pela criação deste espaço, onde podermos partilhar
    recordações e momentos que passamos com o Pedro.

    Um grande abraço a todos.

    E como o Pedro dizia “Portem-se bem”

    Rui Paiva

    ResponderEliminar
  25. Eu sou M Jorge " O Principal" ou "O Padrinho", da portagem Ermesinde II, no fundo sou o amigo que tive o previlégio, a honra,o prazer de poder partilhar com ele desde 11 de Fevereiro de 2008 até ao fatidico dia 3 de Janeiro de 2010. Não consigo esquecer os magnificos momentos que passamos e que poucas pessoas sabem. Recordo com muita saudade o sorriso "maroto" a forma como pronunciavas algumas palavras, a tua postura, personalidade, a forma como mediavas os conflitos, enfim so mesmo tu.
    Até esta data 21-01-2010, ainda não tive coragem de ter ido até à tua ultima morada, espero faze-lo, para não te dizer adeus, pois tu estás no meu pensamento.
    Uma palavra ao autor de o felicitar por este blog que é a prova dos verdadeiros AMIGOS que tu tens.
    Termino com uma frase de Emily Dickinson " TODO O MEU PATRIMONIO SÃO OS MEUS AMIGOS"

    ResponderEliminar
  26. Não há um dia que passe e não nos lembremos de Ti, da tua alegria, da tua boa disposição, do teu sorriso.

    Muitos foram os bons momentos que passamos juntos, passeios de moto 4, de bicicleta, saídas à noite, almoços, jantares, cafés, passagens de ano, aniversários, visitas cá a casa para conversar, rir, enfim...passar um bom bocado.

    Vemos fotos e cada uma nos faz lembrar um desses momentos. Com um sorriso porque os vivemos, com uma lágrima porque não se voltarão a repetir...

    Ficaram as lembranças...

    Ficaram as saudades...e são tantas as saudades!

    Sentimo-nos privilegiados por um dia termos conhecido alguém como Tu.

    Um grande abraço a todos, em especial ao Sr. Arlindo, à D. Sofia e um beijo enorme à Paula.

    Rui Silva e Filipa Azevedo

    ResponderEliminar
  27. sinto necessidade de escrever algo......
    Mas por muito esforço que faça só me saem
    pensamentos e poucas palavras.
    Fico mt grato pelo apoio recebido de todos os amigos, maior parte destas pessoas para mim anónimas, embora conhecendo alguns pessoalmente outros conhecidos de nome ( de conversas que fomos mantendo ao longo dos tempos)e outros fiquei a conhecer por força das circunstâncias......
    Quem lida comigo ou me conhece mais de perto
    percebe que foi necessária uma dose extra de
    coragem para enfrentar toda esta situação....
    Como dizia a Paula (mnh irmã)"até tu q nunca ..." "nunca te vi chorar" "ele gostva mt de ti", podem perceber o que me vai no pensamento.
    Não é facil ouvir isto e continuar....calmo e sereno.
    Dentro em breve voltarei ao vosso contacto para partilhar algo.
    Pegando am algumas frase do Rui Pedro:
    "Porta-te bem"
    "Como é"
    "Um abraço"

    um abraço para todos
    Rui Machado

    ResponderEliminar
  28. Em primeiro de tudo,quero felicitar o(s) autor(es)deste blog e agradecer o envio para a minha caixa de mail,onde o guardarei com muito carinho.Hoje,e porque as saudades assim nos obrigam chego á portagem de Ermesinde para trabalhar,e sinto um vazio, não deixando de pensar em ti meu grande amigo.Foi lá que te conheci,onde convivi contigo durante dois anos,tempo demais suficiente para descobrir o excelente homem que eras,onde recordo o teu sorriso de "orelha a orelha"e onde carinhosamente te comecei a tratar por"RÊPÊPÊ"(Rui Pedro Paiva).Sim,era com muito carinho que te tratava dessa maneira,porque com a tua bondade,o teu jeito de conquistares amizades,depressa me convenceste,da tua simplicidade e alegria que transmitias para aqueles que se cruzavam contigo no dia a dia.Partiste para o outro mundo,mas a tua alma estará sempre presente no meu coração.Um grande abraço sentido, para a familia e para todos aqueles que, como eu amavam o "RÊPÊPÊ"
    Do "sempre"amigo José Costa.

    ResponderEliminar
  29. Obrigado pelo exemplo.
    Rui Silva.

    ResponderEliminar
  30. Rui Pedro meu amigo
    vás para onde fores
    os bons momentos passados contigo
    deixaram marcas,deixaram dores

    As motas foram o ponto de partida
    para a nossa amizade
    fiz parte da tua vida
    agora que partiste,tão cruel a verdade.

    Como tu não havia igual
    recordo esse teu sorriso
    estive contigo depois do Natal
    e agora estás no paraiso.

    O tempo passa depressa demais
    foste feliz,foste amado
    muita coragem para oe teus pais
    para sempre serás recordado.

    Toda esta onda de tristeza me faz pensar
    e também a muita gente
    que um dia nos vámos encontrar
    e vamos rir novamente.

    JORGE MACHADO[PEROLA NEGRA nome de quader]
    ALVARELHOS

    ResponderEliminar
  31. Albano Teixeira.
    Em primeiro de tudo quero aqui elogiar o criador deste blog pelo trabalho realizado, pelo sentimento que transmite e por me dar o prazer de aqui poder descrever um bocadinho do meu sentimento.
    Fui colega de trabalho do Rui (conhecido na Brisa por Paiva)durante 2 anos , periodo que terminou por minha iniciativa de tentar abraçar um novo projecto de vida, mas continuei a estabelecer contactos de amizade e de convivio com ele.....
    Não é de todo façil falar de alguem que nos deixou, mas o Paiva era espeçial , não o digo por dizer mas porque era mesmo assim , além dos momentos que tive o prazer de partilhar com ele no trabalho , recordo os convivios , foi façil no primeiro dia de trabalho dele aperceber me que estava perante uma pessoa boa , com um enorme caracter em que reunia um grande porte de qualidades evidençiado se entre outras a honestidade, a humildade, a verdade ,o carinho ,o profissionalismo , a amizade...etc.
    Com ele recordo uma frase que lhe dizia que ....patinho novo não nada fundo.....e parece que ainda hoje o estou a ver rir e a fazer me rir tambem era uma brincadeira nossa.
    Aproveito também para recordar e saudar com um comprimento especial todos os mecanicos e colaboradores da Brisa , que diariamente estão expostos ao infeliz aconteçimento que nos levou o Paiva , eles vivem num autentico campo de batalha e sofrem em silençio com estes aconteçimentos, bem hajam.
    Para a sua familia uma palavra de conforto e de esperança , palavras não o trazem de volta , o vazio ninguem o tirará, so vós sabeis o que sofreis mas olhem a volta e orgulhem se do vosso menino que com 32 anos de idade deixou um enorme leque de amigos que jamais o esqueçerão.
    Para o Paiva , até breve ................um abraço do teu.........AMIGO......Comandante...

    ResponderEliminar
  32. concerteza todos estamos no dia-a-dia com as nossas "coisas" e já voltamos a interiorizar o que está à nossa volta. mas acredito que tudo ficou diferente para todos. lá no fundo todos pensamos sobres as "coisas" de outra maneira. a tristeza é imensa e esconde as lágrimas que por vezes não se aguentam... queria com estas palavras transmitir a diferença especial que existe e que espero que permaneça. Saudades para ti amigo que também eras tão organizado como eu em coisas que fiquei a saber e que me emocionaram... um abraço para todos

    ResponderEliminar
  33. Sou colega do Paiva (como era conhecido aqui no CCO em Carcavelos), apenas o conheci a falar por telefone, muitas vezes coisas de trabalho, mas quando o tempo e o serviço o permitiam dava para conversar mais um pouco e recordo que ele tinha muitas vezes algo divertido ou engraçado para dizer.
    Ao longo de quase 2 anos de telefonemas deu para sentir que do outro lado da linha estava um grande profissional e um ser humano ainda maior.
    Recordo como se fosse ontem a última conversa que tive com ele.
    Foi no dia 31 de Dezembro perto da nossa hora de saída:
    -Tou Rui?
    -Não agora é o Luís Lopes
    -Então tás bom?
    -Tou
    -Então o Rui?
    -Já o mandei embora afinal é véspera de ano novo
    -Vai-se embora e não diz nada? Tens o número dele para lhe desejar um bom ano?
    -Tenho mas não te dou vou antes transferir a chamada.
    -Obrigadão! Um bom ano para ti.
    -Para ti também Paiva. Não desligues que vou passar a chamada. Tchau.
    Foi a última vez que falei com ele e três dias depois estou em casa e vejo a notícia na televisão. Ligo para um colega e fico a saber que o seu desejo para mim não resultou pois o nosso ano (de todos nós) começou muito mal pois tivemos de dizer adeus mais uma vez a um colega que nos deixou antes de tempo.
    Um abraço Paiva, estejas tu onde estiveres.
    Olha por todos nós em especial pelos que andam na estrada a arriscar a sua própria vida para por vezes tentar salvar a de outros.
    Até um dia.

    ResponderEliminar
  34. Olá a todos,

    O meu nome e Carla Paiva, sou prima do Pedro e é com muita dor que entro neste blog, para prestar uma última homenagem ao meu primo "FAVORITO".

    Desde a tua partida que todos os dias recordo os momentos que passamos juntos, principalmente as nossas traquinices de miúdos, as nossa brincadeiras na casa da avó... No teu funeral ver o sofrimento dos teus pais desolou-me, mas quando a Paula me diz "Eras a Maninha dele" destroçou-me o coração. Interrogo-me para quem enviar mensagem de parabéns no dia 30 de Maio? Quem me vai enviar mensagem de parabéns no dia 23 de Julho? A tristeza e grande por não teres conhecido o bochechinhas mais lindo do mundo o Gonçalo.

    Podia estar aqui o dia todo, que todas as palavras eram poucas para descrever a pessoa que eras, mas resumo numa só palavra "O MELHOR"... Aproveito ainda para deixar um a mensagem ao meu tio Arlindo e á minha tia Sofia " O Pedro era um exemplo de filho único, se precisarem de alguma eu estarei do vosso lado....", para a Paula "És a minha prima FAVORITA, se quiseres um ombro amigo, sabes que podes contar comigo".

    Por último queria felicitar o criador deste blog pelo sentimento que transmite, e nos poder dar a oportunidade de escrever alguns dos nossos sentimentos e momentos passados com o Pedro.

    Um abraço para todos, e tu Pedro estarás sempre no meu coração, és o meu ANJO DA GUARDA

    Carla Paiva

    ResponderEliminar
  35. Ola PAIVA

    Sou o Mário do CCO.

    Só falamos ao telefone durante dois anos, não foi? Falamos de trabalho de motas e de um dia nos encontrar quando fosse a Ovar....

    Sempre que via que estavas a trabalhar ligava-te para dois dedos de conversa.

    Li varios comentarios e nada me supreendeu pois é a ideia que faço de ti.

    Peço-te desculpa de no dia 3/01/2010 não te ter ligado, sim estava de serviço sim e vi tudo meu amigo..... ainda disse sai dai mas .... não ouviste.... são imagem que não me saem da cabeça.

    Paiva um grande abarço

    Mário

    ResponderEliminar
  36. Olá a todos
    O meu nome é Manuel Paiva,sou tio do Pedro.Sim! tio do Pedro pois ele continua sempre connosco.
    Já ando a alguns dias para me derigir a todos vocês, mas tem-me faltado um pouco de coragem,mas hoje sim estou para deixar aqui expresso o meu comentário, a titulo de agradecimento,pois tudo o que havia para dizer vocês tiveram a amabilidade de o expressarem,e eu como é lógico não tenho nada a acrescentar.
    Na próxima Quarta Feira faz um Mês que o Pedro deixou de estar entre nós "Fisicamente" pois ele está e estará sempre connosco,não podemos de forma alguma, esquecer este homem que tive o previlégio de ser meu sobrinho.
    Aproveito para agradecer a todos os que se tem dirigido, ao Pedro neste espaço que amávelmente,foi criado pelo meu amigo e amigo do Pedro o Mário Loureiro.
    Agora vou deixar uma vez mais uma palavra de consolo ao meu irmão Arlindo e á minha cunhada Sofia, não esquecendo a Paula,vamos caminhar juntos e tentar ultrapassar esta trajédia e seguir em frente,que era assim que o Pedro via as coisas, não era pessoa de desistir para nada, como todos sabia-mos, ele aceitava sempre de bom grado qualquer desafio, que lhe fosse colocado, e sempre com um sorriso que era caracteristico dele.
    Prometo que em breve voltarei para falar com todos uma vez mais.
    Obrigado a todos e continuem,pois nas conversas que tenho mantido com o meu irmão, ele quando entra neste sitio"Site"encara isto como um alivio,fica satisfeito por ver a memória do Pedro expressa de tudo quanto é bom, por isso continuem a falar do Pedro,porque desta forma estão também a ajudar os Pais e familiares,a ultrapassar este momento trájico na vida deles.

    ResponderEliminar
  37. A vida é umas pequenas férias que a morte nos dá.
    O primo Rui Pedro apenas teve direito,a um fim de semana.

    ResponderEliminar
  38. O tempo é um rio, mas muitas vezes
    os rios não correm a direito, redemoinham
    aprisionam a água,criam lagos de meandro
    que ficam esquecidos, onde tudo permanece
    imutável, longe do ritmo rápido dos contra fortes, não é má ideia deixar-nos
    de vez em quando andar à deriva por locais desses, o corpo a redopiar, a flutuar, esquecidos de tudo.
    A vida do Rui Pedro, comparando com um rio, era certamente o rio Amazonas, onde todos nós,Pais, Namorada,Amigos...etc, navegamos com a tranquilidade e alegria, que a presença dele, sempre nos trouxe.
    No dia 3/1/2010, esse imenso rio, terminou, numa alta e invulgar, catarata, onde todos nós, que sempre navegamos,nesse rio do tempo, que era a vida dele, mergulhamos no lago de meandro, que essa queda de água, provocou.
    A vida do Rui Pedro, apesar de muito curta, foi sempre preenchida de coisas boas,em que eu tive a felicidade e honra, de participar.
    Agora..., nada me resta, senão continuar a remar neste rio, que é o tempo, remar mais sozinho e triste, mas com a confiança, e de alguma forma feliz, por te ter sempre em minha memória, as férias que passamos juntos, os jantares até altas horas,e tambem por recordar o teu sorriso despreocupado e feliz.
    ADEUS...MEU IRMÃO...SERÁS SEMPRE RECORDADO POR MIM...ADEUS.

    ResponderEliminar
  39. Conheci-o pelo nome, pelas imagens que me passaram dele, mas ao ler todas estas palavras, reconheço agora um Homem que amou a vida e fez dela brotar alegria, contagiando quem nela viveu e quem dela bebeu o amor , a amizade e a partilha.
    No coração de cada Homem deve permanecer a esperança de que Deus o escolheu para a sua direita e que faz dele mensageiro de esperança e de um mundo melhor.
    Um abraço a todos (as) e continuem acreditar que ele permanece vivo no coração de cada um de Vós e no meu agora.

    ResponderEliminar
  40. O meu nome é José Tedim,

    Hoje dia 3 de Fevereiro faz um mês que recebi a trágica notícia do desaparecimento do Rui Pedro, no dia 4 fui ao meu computador onde guardo as minhas fotografias e imprimi uma das muitas fotografias que tenho do Rui Pedro e desde então permanece na minha secretaria.
    Tive a enorme felicidade de fazer parte dos amigos do Rui Pedro.
    O Rui Pedro era um HOMEM com um H muito grande, amigo do seu amigo, com ele passei momentos inesquecíveis…
    Ainda hoje para mim e muito difícil de aceitar a sua partida, na minha humilde opinião acho que cada dia que passa e o recordo e mais difícil aceitar, mas também sei que onde ele esta esta a olhar por todos nos.
    Quero também mandar um forte abraço para os pais Sr. Arlindo e D. Sofia e namorada Paula que tenham força para passar um dia de cada vez e esteja onde estiver o Rui Pedro vai conceder – nos essa força.

    ResponderEliminar
  41. «Amigo é aquele que o tempo não apaga, a distância não separa e a maldade não destroi, Amigo é um SER DIFERENTE, é aquele que está sempre presente quando a solidão doi.
    Ser Amigo não é coisa de um dia, são actos, palavras e atitudes que se solidificam no tempo e não se apagam mais.»
    Estas palavras não são minhas, mas ajudam a definir o que o Rui significava, o que significa.
    O Rui era uma pessoa fantástica, um Amigo que o tempo jamais apagará.
    Um sentido abraço á D. Sofia, Sr. Arlindo e, embora não conheça pessoalmente, á Paula.
    Foi um privilégio ter conhecido o Rui.
    E como ele muitas vezes dizia....
    "Fica bem!"

    Isilda

    ResponderEliminar
  42. Ontem na missa do teu trigésimo dia, dia em que nos deixaste, não poderia faltar por muitas razões, mas uma pela qual eu não poderia faltar, é que tu foste, és e serás inesquecivel. Por norma digo o que penso sem qualquer receio, e ontem na missa tive oportunidade de ver que há um mês a igreja tava cheia de familia, amigos colegas e outros, passados alguns dias a mesma igreja já não era a mesma, e ontem verifiquei que os verdadeiros, os melhores, aqueles que jámais te esquecerão tavam lá para apoiar aqueles que te ajudaram a crescer e educar sim os teus pais e uma pessoa com quem privaste sete anos essa mesmo a tua "Maria" como normalmente eu a trava quando falava contigo mas que tem um nome e todos sabem que é a PAULA.
    Claro que sei que houve quem gostaria e não pode por questões laborais ou outras razões eles sabem quem me refiro esses desculpo aos outros desculpem mas não consigo ser hipocrita.
    No anterior comentário escrevi uma frase de Emiy Dickinson "Todo o meu patrimónios são meus amigos" pois foi o que senti sim e esse ficou muitissimo pobre e irreparavel não há imovel ou bens que reparem a perda de um verdadeiro AMIGO como tu Paiva os que preferem as outras coisas esses são as avestruzes que se aproveitam dos seres inofensivos para "roubar" uma coisa que não é delas e fazendo-se amigos dos desprotegidos. Perdoem-me o meu desabafo, mas não contem comigo.
    Aos verdadeiros AMIGOS Rui Pedro Paiva por favor não deixemos apagar da nossa memória o sorriso "malandro", a amizade desinteressada, a vontade desinteressada de ajudar do Rui e por isso comigo podem contar e faço votos para que aqueles sigam o exemplo do Paiva pois era a forma dele estar na vida.
    Termino com esta frase " Um tesouro pode não ser amigo, mas um amigo será sempre um tesouro". Esta frase é para ti Paiva que foste tu que dissete que a tinha lido algures.

    ResponderEliminar
  43. João Oliveira; Paula Caetano e filhas.3 de fevereiro de 2010 às 21:44

    Rui Pedro hoje dia 03-02-2010 faz um mês que partiste em simultaneo neste mesmo dia á nove anos fiquei sem a minha Mãe, foi duro mas tive oito meses para despedir.me dela porque sabia que ía ter esse fim, enquanto de ti foi um virar de página, niguém esperava semelhante tragédia.
    Foste óptima companhia nomeadamente: no café e em casa dos meus Pais.
    O que me resta dizer é que peças a Deus que dê muita força e muita coragem aos teus Pais á Paula á tua família e a todas as pessoas que foram tuas amigas e que te amavam.
    Obrigado pela tua amizade, iremos manter.te no nosso pensamento e orações.
    João Oliveira;
    Paula Caetano;
    Ana Sofia;
    Maria João.

    ResponderEliminar
  44. Em relação á amizade que nos unia, podem tentar fazer um esforço para perceber o vazio que vai dentro de nós.
    As deslocações a nossa casa são sempre acompanhadas de lembranças sobre algo......
    Quantas vezes se deram durante o dia a recordar
    alguma passagem com o Rui Pedro.
    Eu muitas, e vocês ????? Quantas
    Tenho o previlegio de poder partilhar algo de mais intimo, pois com a Paula e as travessuras passadas entre ele e o bebeleite sempre vamos recordando algo passado, que para nós adultos tras sempre alguma nostalgia e algumas lágrimas.
    Como comentava o M.Jorge ontem no final da missa vão ficando os verdadeiros, ........, aqueles que jamais o esquecerão.

    "Um abraço"
    "Fica bem"

    ResponderEliminar
  45. Os amigos só podem ser verdadeiros, ou então não são mesmo amigos. Os amigos não se definem pelo tempo, nem pelo espaço, nem pelas circunstâncias. São simplesmente assim, em qualquer altura, em qualquer lugar e de qualquer forma...
    Todos temos orgulho de "Seres" nosso amigo, e desmedido é o orgulho nos "Teus" Pais e no "Teu" Amor.
    E não há palavras que cheguem para o testemunhar, o importante é guardar com carinho o quanto "Significas" para todos e fazer deste Blog um meio de sussurrar ao "Teu" coração palavras que "Te Façam Sorrir" e confortar quem as lê. Saudades Amigo!
    Mais um grande abraço para o Srº. Arlindo, Dª. Sofia e Paulinha. Força! Coragem! Estamos todos aqui, por todos, por "Ele"!

    ResponderEliminar
  46. Sempre me considerei um bom conductor,também por força da minha profissão, sou motorista de pesados a correr por essa europa fora já lá vão quase 23 anos e todos os dias sempre que vejo um acidente obras na estrada e lá vejo eu os RUIS PEDROS a fazerem o trabalho deles,pondo sinalização na via para que eu e os outros utentes da via possámos seguir viagém em segurança,depois lá vém o inevitavél pensamento de uma trajedia que bém poderia ter sido evitada se todos respeitassem o codigo da estrada e uns aos outros quando estámos ao volante.
    Andar na estrada é perigoso mas nela trabalhar pior ainda,depois deste desabafo dou por mim a pensar que afinal também tenho defeitos como conductor e que afinal poderia ter sido eu a atropelar o RUI PEDRO e causar esta consternação colectiva.
    Por tudo isto desejo a todos os homens que arriscam a vida para garantir a nossa segurança nas estradas não lhes caia na lotaria da vida um 3 de JANEIRO.
    NÃO TE CONSIGO ESQUECER MEU AMIGO.
    CUMPRIMENTOS AOS PAIS E Á PAULA.

    JORGE MACHADO ALVARELHOS

    ResponderEliminar
  47. Será celebrada no próximo dia 2 de Março de 2010, terça-feira pelas 19 horas na igreja Paroquial de Alvarelhos a Missa de 2º Mês do falecimento do nosso amigo Rui Pedro.

    ResponderEliminar
  48. Cá estamos.. 2 meses volvidos e não há forma de conseguir entender como é que isto lhe foi acontecer?! Porquê a ele? Porquê naquele momento, quando tinha acabado de iniciar uma nova etapa da vida? Porquê... Porquê? Perguntas às quais nunca conseguiremos responder...
    Só nos resta seguir o caminho em frente, mesmo que por vezes pareça tão escuro, tão triste!
    Nessa altura o melhor a fazer é lembrarmo-nos do Rui Pedro, do seu sorriso, sim porque quem teve o prazer de conhecer-lo sabe que aquele rapaz andava sempre com um sorriso estampado na cara, um sorriso que era contagiante, por isso acho que é assim que deve ser lembrado!!
    Queria ainda deixar uma palavra de força ao Sr. Arlindo e á D. Sofia, sei que não há palavras, nada que os possa confortar, mas é o mínimo que podemos fazer/dizer para tentar minimizar tamanha perda!!!
    À Paulinha... bem à Paulinha só posso dizer para que não percas essa garra que te é tão caracteristica, e que os teus "pequeninos" te ajudem a ultrapassar esta triste etapa da tua vida!!!
    Escusado será dizer que estaremos sempre cá para o que for preciso!!!
    E já sabes, dia 3 estaremos todos juntos, como forma de agradecimento ao Rui Pedro, pelo esforço que fez para arranjar os bilhetes!!!

    Bem acho que não me vou prolongar mais...

    Nao vamos dizer ADEUS, mas sim um ATÉ JÁ...

    Um bjs,
    Sofia e Ivo

    ResponderEliminar
  49. Nunca estamos prontos para nos acostumarmos com a falta das pessoas de que gostamos e que nos rodeiam... Volta e meia como o Rui Machado já referiu anteriormente, durante o dia lá nos vem à cabeça o amigo Rui Pedro... Ele, a Paula, e todos os momentos partilhados, e sempre a questão do PORQUÊ acontecerem estas tragédias sem explicação para tais factos.
    Adeus é uma palavra imensamente forte que magoa, por isso nem deveria existir no nosso dicionário...
    Cá estarei para o que for preciso...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  50. É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão. O importante é aproveitar o momento e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem saber ver.
    Gabriel Garcia Marquez

    ResponderEliminar
  51. DEDICADO À PAULINHA:

    AR DE NOTURNO

    Tenho muito medo das folhas mortas,
    medo dos prados cheios de orvalho.
    eu vou dormir; se não me despertas,
    deixarei a teu lado meu coração frio.

    O que é isso que soa bem longe?
    Amor. O vento nas vidraças, amor meu!

    Pus em ti colares com gemas de aurora.
    Por que me abandonas neste caminho ?
    Se vais muito longe, meu pássaro chora
    e a verde vinha não dará seu vinho.

    O que é isso que soa bem longe ?
    Amor. O vento nas vidraças, amor meu !

    Nunca saberás, esfinge de neve,
    o muito que eu haveria de te querer
    essas madrugadas quando chove
    e no ramo seco se desfaz o ninho.

    O que é isso que soa bem longe ?
    Amor. O vento nas vidraças, amor meu !

    Frederico Garcia Lorca

    ResponderEliminar
  52. Será celebrada no próximo dia 3 de Abril de 2010, Sábado pelas 21 horas na igreja Paroquial de Alvarelhos a Missa de 3º Mês do falecimento do nosso amigo Rui Pedro.

    ResponderEliminar
  53. Sílvia, Paulo e o Ivo também3 de abril de 2010 às 17:17

    poderia Deixar-te amêndoas ou ovos de chocolate, quase que fazia sentido por muito estranho que pareça, (nem Gostavas nada!!!), pois És sempre tão presente que deixar flores faz chorar... mas sei que Ressuscitas sem avisar e por isso sabemos que Estás bem perto. Boa Páscoa e Permanece em todos nós Amigo...
    Um abraço com todo o sentimento à Dª. Sofia, Srº. Arlindo e Paula.

    ResponderEliminar
  54. NESTA PÁSCOA TIVE A SENSAÇÃO DE QUE TODO O ENVOLVENTE DAS FESTIVIDADES ASSOCIADAS Á MESMA
    TAVAM DIFERENTES!!!???.....
    FALTAVA ALGO.....
    ALGO QUE NÃO CONSEGUIMOS COMPRAR EM QUALQUER HIPER OU SUPER....
    FALTAVA O BRANQUINHO...
    COM A SUA BOA DISPOSIÇÃO E FALTA DE APETITE (SEMPRE PRONTO PARA ALGO).....
    CARACTERISTICA QUE TODOS OS MAIS PROXIMOS TAMBÉM CONHECIA-MOS.
    ACHO QUE ESTE SENTIMENTO É COMUM A TODOS QUANTO O RODEAVAM, TODOS NÓS PASSADOS ESTES 3 MESES DE PERCA FISICA,.
    O TEMOS CONNOSCO DIARIAMENTE.... E CONTINUAMOS
    COM ALGUMAS INTERROGAÇÕES:
    PORQUÊ ?????


    UM ABRAÇO
    FICA BEM

    ResponderEliminar
  55. Não estive na “tua” missa mas, na missa em que estive nesse dia Tu não saias do meu pensamento. Se por um lado, toda a celebração era de alegria por Cristo ressuscitar e nós como cristãos acreditarmos nisso. Por outro lado, foi de uma profunda tristeza, um vazio enorme e o sentimento de que era impossível Tu (fisicamente) já cá não estares. Não parece verdade. E perdoa-me mas, enquanto não conseguir acreditar que Tu já cá não estás, tenho uma dificuldade tremenda em rezar por Ti.
    Porque não correste? Porque não fugiste rápido? Porquê? Porquê?
    Penso nos teus pais e na dor sem limite que sofrem.
    E quando ando em auto-estradas ou vias rápidas, recordo sempre de Ti e das palavras de teu pai ao dizer para “terem mais cuidado”.
    Tenhamos todos mais cuidado nas estradas para que sejam menos as famílias que sofrem a perda dos seus entes muito amados, e sejam menos aqueles que vão e que DEVERIAM PERMANECER AQUI, CONNOSCO.
    E Tu, onde quer que estejas, no que quer que te tenhas tornado, sê o anjo da guarda de teus pais, da Paula, e se poderes dos teus amigos.
    “Fica bem”, amigo…

    ResponderEliminar
  56. Olá a todos, confesso que não estive em todas as missas que já foram rezadas pelo meu muito estimado e admirado sobrinho Pedro, pois os afazeres profissionais levam a que por vezes esteja ausente do País algumas semanas,mas tive o prazer de estar presente na missa que foi realizada no passado Sábado 03 de Abril precisamente a fazer três meses que deixamos de ter a presença fisica deste amigo e carinhoso Homem.Participei por ser uma das muitas formas que existem para lhe prestar a devida homenagem que merece,mas confesso que foi um grande sacrificio que o fiz!!! Por ele que merece estes e muitos mais sacrificios mas tenho que confessar que levei uma grande seca do Sr. Padre, e companhia, este conseguiu empatar ali as pessoas durante 2 horas a falar de tudo,até fez fumo? eu afirmo porque vi fumo.
    E por lamentável que pareça a unica referência que fez ao meu sobrinho Pedro foi quando viu o envelope e aí sim não podia esquecer pois estava lá dentro o pagamento.
    Lamento ter de acrescentar o meu desagrado ao Sr. Padre,mas queria aqui deixar as minhas desculpas a todos aqueles que assistiram á Missa para uma vez mais mostrar a todos nós os familiares que os amigos dele se mantém firmes e sempre prontos a mostra-nos que estão a nosso lado para nos sentir-mos apoiados e ajudar a passar estas horas de dor que nos tem custado muito, mas principalmente ao meu irmão Arlindo, e minha cunhada Sofia.
    Um abraço para todos
    Para ti Arlindo e Sofia um abraço e muita coragem eu e a Zulmira estaremos sempre que for preciso
    Até breve

    ResponderEliminar
  57. Há uma casa. A casa é pequena e as suas janelas ainda a fecham mais porque o que se vê lá fora é muito longe. Dentro da casa estão os livros e a música que toca sem ocupar espaço nas prateleiras. Dentro da casa metade das coisas podiam arder agora mesmo. Ele não chorava. Ele está parado a pensar se há-de dormir ou pegar fogo a metade das coisas que o rodeiam. Pegava em tudo e fazia uma escada de fogo até ao céu, bem no centro do ainda mais pequeno jardim, acabando de vez com a azálea que nunca deu flor.
    Ele está a pensar em tudo isto e dá-se conta que isso tudo é afinal mais uma porção do nada que foi o seu dia. Um dia empurrando a carroça pesada do silêncio. O estar só. O querer estar só como uma sobriedade arrancada à força do chão, com pouca terra a sujar as mãos, apenas uns fios transparentes, lembrando raízes de água. Ele fecha o livro. Nunca mais o acaba. É pesado para as suas mãos cansadas. Passaram o dia a medir o desconsolo dos olhos e da boca, quem sabe dos ombros que já não carregam mais nada. O tempo. Apenas o tempo que passa tão devagar, tão devagar... que dava para lhe sentir o gosto a eternidade.- DANIEL GONÇALVES

    ResponderEliminar
  58. Hoje dia 1 Maio, há tanto tempo que TE perdemos,há tanto tempo que não TE vejo,tenho saudades de te ver,tenho saudades do TEU sorriso,cheguei à conclusão de que na vida a tristeza é constante, a alegria é uma mera ilusão, afinal porque acontece isto ??? Os riscos da vida ás vezes têm a cor da morte, a vida é um jogo, onde ninguém vence,somos todos vencidos no jogo da vida, a morte, essa sim é a vencedora, pena é que esta seja uma vencedora prematura, foi o TEU caso PEDRO, a morte veneu-te cedo de mais, mesmo sendo TU o exempolo da boa condução,da precaução, por nada disto a maldita morte teve compaixão de TI, de NÒS, dos TEU PAIS, que agora hoje e sempre vejo nos olhos DELES cortinas de lágrimas, mesmo na Primavera, parecem folhas de Outono, ás vezes páro 5 segundos a pensar no MEU IRMÂO e CUNHADA, como será viver a vida com a morte do Sêr mais especial do Mundo ? nestes 5 segundos cai o mundo sobre mim, e então o Meu Irmão e Cunhada ?? Ás vezes gostaria de estar mais perto Deles, mas sinceramente custa, mas Eles são de longe os que mais sofrem, é triste mas não podemos fazer nada, a não ser dando apoio, é o que vamos fazendo, por agora vou terminar, já mal consigo ver as letras: Para todos Vós Amigos e Familiares , até um dia destes, um abraço.
    António Adriano S. Paiva

    ResponderEliminar
  59. Hoje 3 de Maio, para mim é uma data muito especial....é o meu aniversário.
    Aniversário esse que será um pouco diferente pois este dia por muito que queira irá sempre trazer á minha memória Alguém que por muito esforço que faça, por mais coisas que se inventem, que se façam downloads, nunca mais estará presente (fisicamente)no meu aniversário....
    Por esta altura já estaria-mos a fazer planos
    para as cerejas (não gostamos nada)
    Trágicamente esta data será sempre por mim lembrada e por todos os que directa ou indirectamente me rodeiam.
    Passados estes quatro meses ainda não me recompus totalmente da pancada, da perca, da saudade, acho que se podesse apagaria estes
    quatro meses do calendário.

    Abraço

    ResponderEliminar
  60. É impressionante como a perda da vida de uma pessoa altera tanto a nossa.
    Não convivia muito com o Rui. Não pessoalmente. Mas com as tecnologias ao nosso dispor, íamos falando e mantendo a amizade.
    A minha rotina diária mantém-se.
    Mas a minha vida não.
    Ficou triste.
    Poucos são os dias em que não me lembro e penso em TI.
    Se para tudo há uma explicação, eu não ainda não consegui encontrar a explicação para o que te aconteceu.
    Venho muitas vezes a este blog para tentar atenuar um pouco as saudades que sinto. Porque, mesmo não sendo nós “os amigos mais próximos”, fazes-me falta.

    “Fica bem”

    ResponderEliminar
  61. A TODOS NESTE BLOG

    tudo o que vês nessa rua vem de um tempo muito antigo
    de uma hora onde é possível escutar a primeira promessa
    e todas as histórias que couberam por herança aos cães


    tudo o que escutas nessa rua nunca ouviste noutro lado
    que essa música anda desavinda com este mundo sujo
    batendo contra as casas como jasmim que se apaixona


    essa rua que atravessa uma cidade que nunca foi pintada
    essa rua que deixou de ter um nome quando veio a chuva
    essa rua que de repente podia ser um poema caudaloso
    essa rua que cheira a laranjas nas mãos das crianças


    é por isso que te comoves que te apagas que te calas
    deixando as palavras intactas para a cintilação da noite

    é por isso que olhas para a tua vida como quem flutua
    e como quem flutua largas tudo o que um dia amaste






    in "um segundo é passado" daniel gonçalves 2010

    ResponderEliminar
  62. Olá a todos
    não foi fácil ,mas cá estou
    O mês de Maio deixou de ser um mês de alegria e passou a tristeza .
    Á anos atrás era o mês de começar-mos os preparativos para a nossa festa de aniversário em conjunto ,pois é, além dos laços familiares para com o meu primo ,sou só um dia mais velho do que ele ,foi muitas vezes motivo de brincadeiras"RESPEITA-ME ,SOU MAIS VELHO DO QUE TU" lembro-me que quando fiz 18 anos "JÁ SOU HOMEM ,PÁ ,QUANTOS ANOS TENS 17?!?"
    Pois ,mas isso também nunca o intimidou , foram momentos de alegria ,grandes tainas,grandes festas, grandes concertos ,boas férias ...........
    Momento alto da nossa vida ,ilha do ermal (RUI PEDRO,PEDRO SILVA,CASCAVELO E EU ) 3 dias do melhor ,andámos muitos quilómetros a pé ,mas também não nos faltava combustível, até chegou para o RUI PEDRO ir passear umas fulanas de Leiria no carrinho de mão do jardineiro do parque de campismo, foi O MÁXIMO, na zambujeira do mar castiguei-o consumi demasiado combustível durante o dia , á noite ele dormiu dentro do Audi e eu dormi na tenda ,pois mas em cima de pedras , pior ainda estava calor e ele ligou o carro para ter ar condicionado e eu o nosso amigo Mário levámos com o fumo de gásoleo a entrar pela tenda dentro ,não é fácil recordar........................

    E agora para ti PRIMO: não tem sido nada, nada fácil , aquele dia 3 de Janeiro em que embarcas-te para sitio incerto , foi o pior dia da minha vida, por muito que queira não consigo rir como tu próprio rias ,sinto que não sou nem voltarei a ser a mesma pessoa, mas tento levar a vida para frente , certamente que é isso que queres , no entanto não te posso deixar de pedir uma coisa,
    ILUMINA OS PÁÇOS DOS TEUS PAIS ,PROTEGE-OS ,eles precisam de nós incluindo tu, mas que Grande Homem se mantém o teu pai ................ mas.......... ele precisa de nós e a tua mãe também , vamos continuar a prestar-lhe o nosso apoio.
    No domingo serei mais um a juntar a muitos que te vão uma vez mais HOMENAGEAR ,mereces AMIGO .
    Até um dia destes companheiro

    Rui Américo

    ResponderEliminar
  63. Nuno Caetano & Cidália Coelho30 de maio de 2010 às 19:42

    A Amizade é...
    Um bálsamo que
    Dulcifica as amarguras
    Da vida e conserva
    A pureza da Alma.

    Permanecerás para sempre
    Na nossa Alma e no
    Nosso Coraçao Amigo.

    ResponderEliminar
  64. Um dia difícel de lembrar... O Rui Pedro estará para sempre nas nossas lembranças, no entanto, existem certas datas marcantes, assim como o dia de hoje que nos deixa a todos triste pela sua ausência!
    Beijinhos prima Paula e muita força... Estou contigo no que precisares!

    ResponderEliminar
  65. Depois de ler todos os comentários não sei o que mais dizer. Apesar, de ter muito a dizer mas, não é este o local próprio e o momento para o fazer.

    Deixo apenas duas frases:
    "Para que o mal triunfe, basta o silêncio dos bons"
    "O tempo descobre a verdade, nem sempre a tempo"

    http://cambiantevelador.blogs.sapo.pt/72187.html

    brsfernando@gmail.com

    ResponderEliminar
  66. Já há algum tempo que tenho tentado aproximar novamente as minhas saudades às palavras, mas não consegui escrevê-las entretanto. Hoje especialmente confrontei um momento mais sentido e repentino.
    Talvez uma forma de " Te abraçar", é pensar que estás por perto. O Paulo estes dias sonhou contigo... portanto estás mesmo por aqui... sempre bem junto de nós. É um pensamento que vem à superfície e direcciona o sentido para o que banalizamos no dia-a-dia: quando deixamos "distanciar" o que temos e vivemos, aos poucos damos conta que desejamos tudo novamente cada vez mais... Porque raio não sabemos viver como se hoje fosse o último dia? Um abraço AMIGO!

    ResponderEliminar
  67. Já lá vão uns meses.....
    Parece tudo tão longe, há tanto tempo. E ao mesmo tempo parece que ainda foi ontem.
    Ao ver as tuas fotos, continua a parecer que continuas cá. Apenas estás longe e não se consegue falar contigo.
    A sensação que tenho é que.....
    continuas cá!
    "Fica bem!"

    ResponderEliminar
  68. OLÁ PEDRO É PAI! COMO TENS PASSADO. UM DIA ENCOMTRAMO-NOS. HOJE MAIS UM DIA TRÊS TEMOS SAUDADES TUAS AGORA É QUE EU DOU O VERDADEIRO VLOR DE QUANTO REPRESENTAVAS PARA NÓS E TANTOS PAIS QUE NÃO VALORIZAN OS FILHOS QUE TÊEM. SE ALGUMA VEZ TE FALHEI PÉÇO-TE PERDÃO COM EXCEÇÃO DA EDUCAÇÃO QUE TE DEI. ACHO QUE FOI DAS MELHORES ERAS EXCELENTE ERAS JUSTO MEIGO TERNO UM VERDADEIRO HOMEM ORGULHO-ME DE SER TEU PAI COMO DEVES ENTENDER ESTOU COM ALGUMA DIFICULDADE A ESCREVER POR RAZÃOES OBIAS MAIS A DE NÃO TER CHANCE DE ANDAR MAIS TEMPO NA ESCOLA.QUANDO A MINHA IRMÁ NASCEU A SEGUIR A MIM TINHA EU UM ANO NÃO TIVE MÍMO FUI PARA A GIGA,LEVEI PORRADA DAS CATEQUISTAS DO PADRE DOS PAÍS POR NÃO TRAZER A LENHA DO MONTE DAS PROFESSORAS TINHA FRIEIRAS NAS MÃOS ESPIRRAVA O SANGUE DAS REGUADAS FIZ A QUARTA CLASSE COM DEZ ANOS FUI MONTADO NUMA BICICLETA PARA O TRABALHO LEVAR PORRADA ATÉ OCUPAR O MEU ESPÁÇO MAIS Ó MENOS COM DEZASSEIS ANOS A PARTIR DAÍ SEGUI A MINHA VIDA COM CARA LEVANTADA. POR TODO O SACRIFÍCIO AO LONGO DESTES ANOS MERCIA MAIS SORTE (TER-TE)-----------DESCULPA A PAUSA MAS NÃO. PARA TUDO Á SOLUÇÃO PARA TE TER DE VOLTA NÃO! E AGORA PÉÇO-TE DESCULPA POR NATURALMENTE FERIR ALGUNS DAS PESSOAS TUAS AMIGAS QUE AQUI NESTE ESCREVEM OU ESCREVERAM E IGNORAM A DOR MINHA DA TUA MÃE QUE TANTO SOFRE. UMA SIMPLES FRASE A TRANSMITIR SOLIRIEDADE AOS PAIS? FÁZ A DIFRENÇA FICAVAMOS MAIS ALIVIADOS DA DOR PELO MENOS ALGUM TEMPO MAS DEIXA LÁ NÃO TE EMCOMÓDES.TENHO A CERTEZA QUE SE FOSSES TÚ A ESCREVER TINHAS ALGUMAS PALAVRAS A DIZER. QUE ME DESCULPEM MAS TINHA QUE O DIZER NÃO PODIA ATÉ AOS DESSASEIS ANOS. AGORA ESTOU NESTA A TENTAR VIVER REVOLTADO COM A SITUAÇÃO PELO QUE FUI E PELA SORTE QUE TIVE .BEIJOS DOS TEUS PAIS ATÉ UM DIA DESTES.

    ResponderEliminar
  69. Tio António Adriano: Olá Grande Pedro, estou aqui mais uma vez com a sensação de que me ouves, ou melhor dizendo com o desejo de falar contigo, o que fazia até àquele dia que caiu sobre sobre Ti, e sobre Nós aquele mundo cruel, que sem piedade Te separou de Nós, mas essencialmente separou-te para sempre dos Teus Pais, do Meu Irmão Arlindo, daquele que foi lançado para a giga,para quem não sabe, é um cesto largo e baixo,eu sou testemunha disso, mas não pretendo muito falar nisso, sou o Irmão mais velho do Arlindo: Mas não é isso que me trás aqui, o que me trás aqui é fazer uma apelação a este Blogue que se estenda, que se alargue,que divulgue o melhor que possa, com o intuito de prevenir que para que acidentes desta morbidez, que causam tanta mágoa, tanta angústia, se evitem, são terríveis estes acidentes. No entanto para Ti Pedro que sofreste este mortal acidente que te roubou injustamente a vida, Eu sei quem Tu eras Pedro, Eu sei os cuidados que tinhas na condução e, em tudo o que fazias, no entanto foste Vitima da irresponsabilidade dos outros: É neste sentido que eu deixo o meu apelo, CUIDADOOOO! Pessoal, a dor que isto causa é irrestaurável. Para Ti Mano Arlindo Tu sabes que podes contar comigo, por agora para Ti Pedro e Arlindo e Sofia um abraço, até um dia destes como diz o meu Irmão, agora vou retirar uma cortina que tenho nos meus olhos, que me está a perturbar a visão.
    Um abraço Pessoal. António Paiva

    ResponderEliminar
  70. Olá boa tarde:
    Após a leitura dos imensos comentários que li, a um Homem e Amigo,tenho de expressar que poderia ter feito á mais tempo um ou outro comentário. Efectivamente não o fiz, não querendo dizer com isto que me esqueci do meu AMIGO, ou familiares e amigos deste Grande Homem que foi o Rui Pedro Paiva. Porque não o fiz? Isso é o menos importante, no entanto e ao faze-lo hoje para dizer que num passado recente 12-10-2010, faltaram pessoas por diversas razões que não importam para aqui mencionar. Mas uma pessoa faltou e essa sim importou que foi o nosso fotografo de serviço tu Paiva sei que alinhavas em todas. O resultado esse como sempre era o menos importante, a companhia essa sim, para os nossos comentários pós o derbi :). Na mesa por incrivel que pareça havia um lugar vago ou por preencher, incrivel. Este foi o nosso primeiro encontro após a grande tragédia e perda de um AMIGO que nos assolou à familia e amigos. Para terminar não posso deixar de enviar um forte abraço e sentido a todos mas em especial e não fiquem aborrecidos por colocar este nome em primeiro lugar PAULA e Pais. Amigo PAIVA a Brisa trouxe-te, a Brisa levou-te, mas NUNCA serás esquecido.

    ResponderEliminar
  71. Manuel Jorge Guedes da Costa31 de dezembro de 2010 às 19:57

    Boa tarde:
    É com muita tristeza que neste dia me sinto, mas com um misto de alegria. A minha tristeza deve-se ao facto que este dia é e será o meu ultimo comentário ao meu AMIGO PAIVA, com quem tive o privilégio de ter passado bons e maus momentos. Eu tive o prazer e a honra, nesta data há um ano atrás de jantar com o AMIGO PAIVA, entre outros amigos, ainda hoje vejo a imagem dele de uma até amanhã, que se tornou num até sempre. A vida de uma pessoa boa como o meu AMIGO PAIVA, nunca deveria ter sido ceifada assim.
    Para os pais, restante familia e amigos o meu até sempre. Deixei para ultimo a PAULA que foi NAMORADA, MULHER e CONFIDENTEa quem lhe desejo tudo de bom com um até sempre.

    ResponderEliminar
  72. Olá, Grande Pedro, Sobrinho e Amigo:((.:(( Ando há dias para te escrever, mas os meus olhos ficam embaciados, mas hoje vou ter que o fazer.. Aproxima-se a data que não queremos acreditar, mas temos de enfrentar...Todas as decepções são secundárias. O único mal irreparável é o desaparecimento físico de alguém a quem amamos muito;A morte é um sono sem sonhos,Tu deixas-te de sonhar os teus sonhos;A morte só chega uma vez e faz-se sentir muitos momentos da vida, e este é um momento que sentimos muito a Tua falta, em especial os Teus Pais: Não posso ajudar muito nessa dor, apenas emprestar o meu ombro, ou os dois ombros para Eles chorarem... Um abraço a todos os Teus Familiares e Teus Amigos. Até sempre...

    ResponderEliminar
  73. Boa noite, é com grande mágua e tristeza que estou aqui hoje para mais uma vez homenagear o meu primo Pedro. Pois é, já la vai 1 ano que o teu corpo nos deixou, mas as memórias e as lembranças essas estão sempre dentro de mim e de todos aqueles que gostam de ti.

    Um grande abraço para todos em especial para os meus tios.

    Rui Paiva (Primo)

    ResponderEliminar
  74. Por muito que possa escrever não consigo expressar o sentimento de vazio, de perda que me acompanha, passado que foi este Ano de 2010 desde a hora em que tomei conhecimento do trágico momento que viria a marcar os nossos dias.....
    Vejo sofrer á minha volta.....

    Abraço
    Fica bem

    ResponderEliminar
  75. É muito gostoso falar de alegrias, de sol, de coisas boas e tudo aquilo que faz com que os dias pareçam melhores. E até precisamos disso. Como precisamos! Mas não podemos ignorar a vida, seus atalhos, seus buracos, suas pedras que nos machucam e dificultam nossa caminhada. Não podemos fingir que a tristeza não existe, nem fugir dela e nem pensar que certas coisas só acontecem aos outros. Estamos todos expostos ao sol e à chuva, ao nascimento e á Morte.
    Foi no dia 3 de Janeiro 2010, que Alguém partiu, sem tão pouco ter oportunidade de um até logo, ou até breve, partiu para sempre, e deixou-nos quase sem folgo para respirar, ou para pensar que, afinal a vida é tão curta e cruel.

    É importante falar sobre as coisas que não nos agradam também, porque tudo não é sempre azul, belo, alegre. Não nos podemos preparar só para a dor, nem para as separações, ou para as partidas... mas podemos ter consciência de que essas coisas existem.

    Perdoai-me por eu falar de algo tão doloroso, como o que aconteceu faz hoje um ano: Não tenho a intenção de deixar ninguém triste. Mas há entre nós pessoas que precisam de algumas palavras de conforto, que precisam sentir-se menos sós e menos desamparadas. Há, entre nós, aqueles que precisam acreditar que amanhã vai ser diferente, que a vida vai continuar depois de a tristeza encontrar um lugar para se repousar, não sei bem como, mas acredito que vamos encontrar.

    3 Janeiro 2011
    António Paiva

    ResponderEliminar
  76. Eu digo muitas vezes, Viver não é necessário que seja a RIR, ou em festejos, ou dançando, ou cantando, há muitas maneiras de viver, temos é que aprender a viver às vezes, ou muitas vezes com aquilo que nos deparamos na nossa vida, e não com o que desejaríamos que fosse, porque ninguém tem o que deseja ! Portanto Meus Caros, é esta a vida que Eu fui vivendo e compreendendo, e que dentro dos possíveis vou fazendo compreender, pelo menos aos mais Jovens, não é que Eu me julgue professor da Vida, ou Mártir da mesma, não, simplesmente já atravessei alguns momentos terríveis, difíceis, escalonei algumas montanhas, atravessei alguns desertos aprendi que quanto mais (moles) Melancólicos, pesarosos, Nostálgicos Nós sejamos mais dura se torna a Vida, por isso prefiro a Diligencia, a Solicitude, e posso mais ou menos afirmar que para ser forte Diligente, como atrás refiro, todos podemos ser um pouco assim, é uma questão de trabalhar a Mente, o Espírito a Inteligência, e só depois de tentarmos e fazer todos estes esforços é que , saberemos se somos ou não capazes de vencer, os obstáculos, as barreiras da vida que se vão cruzando connosco nesta Vivência quotidiana : Com certeza que todos somos Inteligentes e Fortes.
    SE este MUNDO fosse só maravilhas, quem nasce, nasceria a Rir e não a Chorar!

    É assim a lei da vida, ninguém é de ninguém,
    E nós só somos alguém, enquanto vivemos e somos de alguém,
    No momento da partida, deixamos de ser alguém, já não somos de ninguém,
    Somos um pouco ou pedaço de alguém, enquanto houver alguém,
    Quando alguém parte, parte alguém que não era só Nosso, ninguém é de ninguém!
    Pode até ser um grande pedaço de alguém, mas nunca 100% de alguém,
    Quero dizer que quando parte um pedaço de Nós, ficamos divididos por alguém,
    Enquanto se respira somos alguém, que tem alguém,
    Não poderemos esquecer nunca esse alguém, tanto o que partiu, como o que ficou,
    Porque não somos só de alguém, até que a vida dite que já não somos de ninguém,
    Tenho que me dedicar a alguém, porque todos somos alguém enquanto não somos ninguém : Feliz aquele que sabe dizer sim à vida, mesmo quando esta lhe diz não.

    3 de Janeiro 2011

    António Paiva

    ResponderEliminar
  77. Olá a todos
    Antes de mais os meus parabéns aos autores deste blog que tiveram a nobre e simpática ideia da homenagem e tributo a esse grande Homem que é,foi e sempre será...o meu sobrinho RUI PEDRO.
    Sem qualquer sombra de dúvidas que era um Homem com H grande como tenho por hábito distinguir todo o ser humano que se diferencia dos demais pelas qualidades humanas que fazem parte do seu ser.
    Ao Pedro ao meu irmão Arlindo e á minha cunhada Sofia apresento as minhas desculpas por nunca ter dito nada neste blog,pois não tinha conhecimento do mesmo.
    Foi ontem que o meu mano mais velho António Adriano me passou o endereço deste blog.
    Vou aparecendo por cá como é evidente,porque quero partilhar convosco este tributo ao Grande RUI PEDRO.
    Um Grande abraço para todos os que faziam parte integrante da vida do RUI,aquele que continua presente nas nossas mentes e vai continuar porque não se esquece,porque é impossível esquecer,porque não queremos nem devemos esquecer.

    04 de Janeiro de 2011
    Dario Paiva

    ResponderEliminar
  78. Pelo Rui e, por tantos outros colegas meus que como ele já perderam a vida em serviço, por incúria na falta de medidas de SHST na empresa; levarei a luta que estou a dirimir em tribunal até às últimas consequências. Apesar de termos uma justiça demasiado lenta, cega, surda e muda.
    Parece que agora os mecânicos da AEDL não vão renovar os contratos. Depois de um deles perder a vida em serviço, os outros 8 são despedidos.
    http://cambiantevelador2.blogs.sapo.pt/1612.html
    http://cambiantevelador.blogs.sapo.pt/72187.html

    Fernando Brás

    ResponderEliminar
  79. De ontem para hoje, o teu blog teve mais de 30 visitas. Isso pode significar mil e uma coisa diferente. Mas, com toda a certeza, tem um significado comum a todos; significa que continuas lembrado e presente em nossos corações!
    "Fica bem"
    Beijinho á D. Sofia e Sr. Arlindo

    ResponderEliminar
  80. Enfrentando o luto
    Como a vida é delicada, frágil!... os segundos que se substituem não se repetem e o instante que vem pode transformar toda uma história em pedaços de lágrimas, onde o chão parece desaparecer sob os pés e o coração fica tão dolorido que parece que nunca vai encontrar remédio para se curar
    Ninguém gosta de falar sobre perdas, alguns evitam até pensar, mas todos temos que, um dia ou outro, enfrentar essa realidade.
    Quando pensamos na vida, não queremos pensar nas possibilidades das perdas, que nos fazem sofrer antecipada e inutilmente.
    Mas se a vida é um caminho onde subimos e descemos, é também um campo onde plantamos, colhemos e onde certas flores são carregadas tão repentinamente que nos pegam desprevenidos. E quando isso acontece, que fazer mais que abraçar a dor e esperar que os dias seguintes nos façam acordar desse pesadelo?
    Viver o luto é aceitar a dor e a partida e aprender a continuar a viver. Talvez seja justamente isso o mais difícil: viver depois, reencontrar a alegria, o gosto, reaprender a olhar o belo e desejá-lo.
    Algumas pessoas desenvolvem um sentimento de culpabilidade em aceitar novamente o presente da vida, o sorriso e o recomeçar. Elas sentem como se estivessem traindo quem se foi, porque devem continuar.
    Ora, o amor não diminui ou não fica diferente porque aprendemos a viver sem os que se foram. O espaço conquistado no nosso coração pelos que nos amaram e os que amamos ficará definitivamente marcado. Porém, isso não pode e não deve impedir ninguém de viver.
    É preciso aprender a viver com e apesar de. É preciso aprender a viver com a dor, com a falta, com a saudade e apesar do adeus. E é preciso se reconstruir.
    Completar o luto é aceitar que a última página de uma história tenha sido definitivamente virada, que aquele livro se encerrou, mas que a vida para quem fica continua.
    A vida é uma dádiva do céu, que continua azul e infinito e onde as estrelas continuam a brilhar, mesmo na mais negra escuridão.
    António Adriano.
    Um grande abraço para Vós … Arlindo e Sofia. E Todos os amigos do Pedro.

    ResponderEliminar
  81. OLÁ PEDRO FAZ DOIS ANOS QUE PARTIS-TE Á HORA QUE ESTOU A ESCREVER ESTAS PALAVRAS AINDA ESTÁVAS QUENTINHO.ESPERO ONDE QUER QUE ESTEJAS QUE NÃO TENHAS FRIO. QUANTO AO NOSSO SOFRIMENTO É DURO ONDE QUER QUE ESTEJAS AJUDA. UM BEIJO DE TEUS PAIS FICA BEM...

    ResponderEliminar
  82. Ola Primo,

    Passei só para te dizer que sinto muito a tua falta, todos o dias passas no meu pensamento, onde quer que estejas protege-me a mim e ao Gonçalo que não tiveste oportunidade de conhecer. Um grande beijo ao Tio Arlindo e a Tia Sofia.

    Estarás para sempre no meu coração

    Carla Paiva

    ResponderEliminar
  83. Olá Pedro! Há já algum tempo que venho adiando falar contigo, mas hoje decidi-me….
    Hoje era e é Dia de Aniversário do Rui: Meu Irmão e Teu Tio; que partiu como Tu, há trinta e um anos…
    Há horas em nossa vida que somos tomados por uma enorme sensação de desânimo, de vazio. Ao ponto de nos questionarmos o porque de nossa existência e nada parece fazer sentido: Concentramos nossa atenção no lado mais cruel da vida, aquele que é implacável e a todos afecta indistintamente: e nos esquecemos das perdas do ser humano, da morte: como a do Pedro Sobrinho e Amigo! Começamos a partir na direcção errada, por nossa conta, sozinhos. Começamos a vida em perda e nela continuamos. Incrivelmente, no momento em que perdemos algo, e por vezes refugia-mos nesse lugar, que não deveríamos e que nos assusta e nos destrói. Abrimos portas e fechamos janelas, e esquecemo-nos que a vida é, nascer, crescer, adolescer, amadurecer, envelhecer, morrer. Vamos perdendo aos poucos alguns direitos e conquistando outros. Perdemos o direito de poder chorar bem alto, aos gritos mesmo, quando algo nos é tomado contra a vontade. Perdemos o direito de dizer absolutamente tudo que nos passa pela cabeça sem medo de causar melindres. Estamos crescidos e nos esquecemos de pensar positivo, que temos o mundo e outros já o perderam, Pedro e Rui, e tantos mais. Neste ponto, vivemos em conflito connosco mesmo. O mundo todo nos parece inadequado aos nossos sonhos. Ah! Os sonhos! Ganhamos muitos sonhos. Sonhamos dormindo, sonhamos acordados, sonhamos o tempo todo. Aí, de repente, caímos na real! E pensamos… e os que já partiram??? Aí tornamo-nos mais equilibrados e contidos, ponderados, até. Perdemos a espontaneidade. Passamos a utilizar o raciocínio, a razão que muitas vezes não temos acima de tudo. Mas não é justamente essa a condição que nos coloca acima (?) dos outros animais? A racionalidade, a capacidade de pensar? Parece realmente que não infelizmente.
    PEDRO… Até outro dia  cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha, é porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra. Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, e não nos deixa só, porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós.

    A.Adriano S. Paiva

    ResponderEliminar
  84. Pelo Rui (e pela verdade).

    A concessionária (Brisa) entende que os seus trabalhadores (Oficiais de mecânica) devem em primeiro lugar colocar a sinalização de posição e só depois a de aproximação (que na maioria das vezes, é completamente impossivel de efectuar à posteriori).
    Ou seja,
    ao actuar desta forma a concessionária coloca a vida dos trabalhadores em risco porque, o que está em causa não é a sequência espacial da sinalização, mas a ordem cronológica com que esta é instalada é que tem de garantir a segurança do trabalhador e consequentemente, a vida de terceiros que são os utentes/clientes da auto-estrada.

    Pergunta 2351/XII/1 :
    http://www.parlamento.pt/ActividadeParlamentar/Paginas/DetalhePerguntaRequerimento.aspx?BID=69667

    http://cambiantevelador2.blogs.sapo.pt/31875.html

    ResponderEliminar
  85. Olá Pedro hoje faz três anos que partiste!
    E deu-me vontade de falar contigo, não tenho a certeza se estou realmente a falar contigo; Porque nada nem ninguém pode provar onde estás: Todos podem fazer o que eu faço, pensar em Ti, muitas vezes, e sentir saudades Tuas, até chorar eu e muitos choram o Teu funesto e fatal desaparecimento , sem tão pouco teres oportunidade de um ADEUS.
    Quero também debruçado sobre este teclado, desabafar um pouco e pedir desculpa por não ter ido à Missa do Aniversário da tua pesarosa partida; A razão de eu não ir, não é desculpa, Tu conhecias-me: Não sou de meias palavras; Não Fui porque não estava nem estou bem psicologicamente e não me senti com vontade de ir, espero ser compreendido.
    Um dia eu também me irei separar, e deixar algumas saudades, saudades como Tu deixaste, de tantos risos e momentos que compartilhamos, entre Tio e Sobrinho, mas sempre como Homens, eras um porreiro, e talvez por isso a morte foi ter contigo…
    Ok Pedro vou terminar por agora, e um dia destes voltarei, fica essa promessa: Por agora descrever; o inexistente morrerá, é obrigado a morrer; porque o inexistente não consegue ficar a descoberto.
    Só consegue ficar em segredo, só pode ficar na escuridão. Tinha muito mais para Te dizer, mas o silêncio também fala. O silêncio pode falar mesmo quando as palavras falham… Nem tudo é fácil na vida...Mas com certeza, que Partir para sempre isso sim é o fim de todos os sonhos, é o fim da vida..
    Um Abraço Pedro.. Ficam as saudades, as lágrimas, acima de tudo a angustia da Tua partida…A.Adriano S.Paiva

    ResponderEliminar
  86. Ola Primo,

    Estou a escrever e a ouvir o Confortably Numb, interpretado pelo Sr. ROGER WATERS (PINK FLOYD) e o Sr.EDDIE VEDDER (PEARL JAM) e daquelas musicas que temos sempre vontade de ouvir, hoje precisava de um ombro amigo, claro que se estivesses aqui eras o meu ombro, saudades claro muitas, mas onde quer que estejas eu sei que estas a olhar por mim e a dar-me força para continuar. Não te preocupes vou continuar a sorrir muitas vezes com vontade de chorar.... O Gonçalo esse esta muito malandro, sei que a educação dele não vai ser fácil mas prometo dar o meu melhor.....
    Um beijo grande, ate um dia.......
    Carla Paiva

    ResponderEliminar
  87. CARLA OBRIGADO POR PEDIRES APOIO AO NOSSO FILHO ESTOU CONVICTO QUE ELE O FARÁ.FICA BEM COMO ELE DIZIA.BEIJO.

    ResponderEliminar
  88. Ola Primo,

    E verdade mais uma vez te faço uma visita, para me desculpar, não te ir visitar a tua morada, mas sabes não consigo aceitar que esta ali, naquela terra fria. E mais fácil vir aqui sempre falo contigo e diferente. Saudades cada vez mais....... Olha por mim e pelo Gonçalo......

    Vou voltar para falar contigo.

    Onde quer que estejas descansa em paz, um dia vamos nos encontrar.....

    Carla Paiva

    ResponderEliminar
  89. por muitas voltas que possamos dar pelo espaço cirbernautico é de todo impossivel deixar de passar por este blog e deixar de perceber que continua presente nas nossa vidas....
    Passado todo este tempo ainda continua a ser dificil digerir a partida tão permatura e dolorosa...

    ResponderEliminar
  90. Para Ti Pedro!
    Escrevo para suprir a saudade que sinto, escrevo para não chorar. Às vezes demora minutos, horas, outras demoram dias... É difícil escrever quando lhe faltam palavras o suficiente para descrever. Palavras não constroem Homens que partiram, e já não são capazes de abraçar-nos nas noites geladas de inverno. Na verdade, palavras só constrói passados. Lembranças que se tornam distantes e sofríveis. Lembrança que sorrimos e desejamos revivê-las mas não é possível. Só as palavras e as lágrimas nos restam. Às vesses ainda imagino como seria bom que pudesse conversar contigo Pedro; Por mais que a minha se tenha esvaziado e ser perdido no tempo, na minha memória restam saudades, e quero sair delas mas, porque ainda tenho o exemplo na minha lembrança, por mais que me restam palavras para descrever; A saudade vem e me remexe, mas ela passa... Mas a Tua partida não se apaga, não se esvai... Por vezes chora-se no silêncio que se foi...

    ResponderEliminar
  91. Olá Pedro!
    Ando há uns tempos para falar contigo; Falar, talvez seja exagero, porque falar é querer enxergar o impossível; direi antes desabafar. A vida não passa de uma oportunidade de encontro; só depois da morte se dá a reunião; os corpos apenas têm o abraço, as almas têm o enlace. Alguns têm na vida um grande sonho e faltam a esse sonho. Outros não têm na vida nenhum sonho, e faltam a esse também. Se quiseres poder suportar a vida, fica pronto para aceitar a morte. Mas aceitar a morte como? Aceitar a Morte de alguém como Tu; Além de seres meu Sobrinho eras um ser Humano completo, de simpatia, de estimada amizade aos Teus, de uma sensibilidade fora de série, por tudo isso e muito mais, volto a perguntar? Mas aceitar a morte como? Sim a morte não é nada para nós, pois, quando existimos, não existe a morte, e quando existe a morte, não existimos mais. Nós sabemos e ouvimos estas palavras muitas vezes, eu sei… Mas quando toca aos Nossos, já essas palavras são esquecidas: Trabalha como se vivesses para sempre. Ama como se fosses morrer hoje.(Mas quando acontece aos Nossos?) Enfim Pedro amanhã é véspera de Natal, o Teu acabou, tão precoce, tão drástico tão triste. Há uns que morrem antes; outros depois. O que há de mais raro, em tal assunto, é a tristeza de que Tu partiste sem estar na hora; Apenas estavas no lugar errado à hora errada. Pedro até um dia destes, que me sinta com coragem de voltar a escrever-te, desabafando contigo o que me vai na alma.

    ResponderEliminar